Sobre


Liga Dos Amigos Dos Doentes Dos Açores

A Liga dos Amigos do Hospital de Angra do Heroísmo, agora Liga dos Amigos dos Doentes dos Açores, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, de direito privado e de âmbito de ação regional.

Foi fundada a 26 de Agosto de 1996, por alguém que sentiu na pele o que é estar doente longe dos seus familiares, dos seus amigos e da sua terra.

A Liga, muito rapidamente, foi considerada, por Despacho do Diretor Regional da Segurança Social, a 18 de Fevereiro de 1997, Instituição Particular de Solidariedade Social.


Alojamentos

Casa Solidaria - Abre em 2014, com o objetivo de acolher os doentes que vinham das outras ilhas encaminhados para o Hospital de Angra.
Em 2008 inauguram-se novas instalações, junto ao Hospital de Angra, com condições dignas para quem sofre.
Sendo propriedade da Liga, esta casa dispõe de 6 quartos com capacidade para alojar, diariamente, 12 utentes.


Inauguração da Casa Solidária com o Secretário Regional dos Assuntos Sociais, Dr. Domingos Cunha

É um espaço por exeçência de conforto e bem-estar, proporcionando-se aos utentes um verdadeiro ambiente faliliar. Para além desta vertente pedagógica e de ajuda, junto dos doentes, onde lhes são transmitidas algumas normas sociais essenciais para a boa convivência, bem como a prestação de todo o apoio e encaminhamento necessário para deslindarem qualquer que possa surgir.
A casa solidária aloja, uma média de 364 doentes por ano, num total de 1 990 noites. O que é muito significativo tendo em conta o agregado populacional a que se destina.


Exemplo de um dos quartos da Casa Solidária


Apartamento de Coimbra - Outro local de acolhimento dos doentes, no Continente, mais concretamente na cidade de Coimbra.
Embora gerido à distância e as questões que isso acarreta, o apartamento de Coimbra funcinou sempre com normalidade ao longo de 10 anos (de 200 a 2010).
Esta residência alojou uma média de 152 utentes por ano, num total de 966 noites.
O encerramento desta residência foi consequência da abertura, por parte do governo regional, de espaços de alojamentos gratuitos, no continente.
A Liga regozija-se por este acontecimento, pois sempre alertou as entidades responsáveis para aquele fim.
Em bom dialogo com a Secretaria Regional da Saúde, esta permitiu que os doentes encaminhados pela Liga ficassem também alojados, gratuitamente, naqueles espaços. O que constitui um grande benefício para os doentes.


Apartamento da Liga em Coimbra


Casa da Ribeirinha - Em articulação com a câmara Municipal de Angra do Heroísmo a Liga restaurou, em 2005, na freguesia da Ribeirinha uma pequena casa também para alojamento.
Aqui tem funcionado um projeto de ordem social em articulação Instituto de Desenvolvimento Social dos Açores.


Casa da Ribeirinha


Consultório

Consciente da enorme lista de espera para cirurgia, nos três hospitais dos Açores, a Liga resolve criar alternativas aos doentes. Assim providenciou a abertura de um consultório. De seguida convida-se médicos, não só das ilhas mas também especialistas de renome no continente, para virem fazer consultas cá.
Este projeto teve início em 2009 e encontra-se em pleno funcionamento nesta data.


Consultório Médico a funcionar na sede da Liga

Apostamos nas especialidades mais carenciadas: Ortopedia, Neurocirurgia, Ginecologia, Urologia, Cirurgia Vascular, Medicina Geral e Familiar e com menos regularidade cirurgia da mama e endocrinologia.
Para as especialidades da ginecologia e urologia foi adquirido um ecografo para um melhor diagnostico da patologia.


Consultório Médico a funcionar na sede da Liga


Apoio Financeiro

Apesar de uma melhoria significativa das condições de deslocação para os doentes, designadamente, o aumento dos subsídios diários, a criação do apoio complementar e a abertura de espaços de alojamento gratuitos, continuam a bater à porta desta Instituição a solicitar o apoio de diversa ordem.
O nosso apoio chega aos doentes internados através de ofertas de equipamento ao hospital como: um cistoscópio ao serviço de urologia, LCD's e DVD's a varios serviços, cadeirões, telefones sem fios e objetos de decoração para as infermarias, bem como um pequeno mimo a todos os doentes internados nas épocas festivas (Dia Mundial do Doente, Páscoa e Natal).
Sempre que o Serviço Social nos interpela pedindo ajuda para determinados casos a Liga, depois de uma avaliação ajuda conforme as suas possibilidades.


Voluntariado

Os voluntários são, com toda a certeza, o pilar desta Instituição. São eles o sustentáculo para a concretização de atividades e ações concretas no dia a dia da Associação.
O nosso grupo de voluntários hospitalares é constituído por 22 elementos do sexo feminino e masculino, que efetuam uma média de 3 245 horas no apoio aos doentes internados através de visitas diárias às enfermarias, distribuição dos jornais diários locais e revistas, apoio nas refeições, prestação de cuidados de estética, apoio às famílias enlutadas na casa mortuária, bem como na receção e prestação de informações e esclarecimentos no nosso balcão no Hospital, aos sócios e público em geral.
O trabalho dos voluntários dentro do Hospital ganha outra faceta no Serviço de Urgência, onde 4 voluntárias estabelecem um elo de ligação entre o doente e a família, que na sala de espera, aguarda por uma notícia do seu doente.
Este é um trabalho muito reconhecido e elogiado pelos profissionais de saúde e os utentes que recorrem àquele serviço.


Apoio nas refeições

Todavia, o trabalho de voluntariado na Liga não se esgota aqui, existe um grupo mais restrito de voluntários, que efetua acompanhamentos para fora da ilha, a doentes sem família, ou que por qualquer motivo os familiares não os possam acompanhar.
Este é, sem dúvida, o trabalho mais nobre que se pratica nesta Instituição. Um verdadeiro exemplo de entrega ao próximo e espírito de ajuda. Deixam a sua casa e a sua família e caminham ao lado de um doente, quase sempre desconhecido, partilhando, por vezes, o mesmo quarto, as refeições, as tristezas e as alegrias. É estar 24 horas ao serviço de outrem.
O voluntário esforça-se por se ajustar à personalidade do doente, de modo a que não seja causador de mais uma preocupação ou angústia, mas sim alguém com quem o doente possa partilhar, desabafar, rir ou, até mesmo chorar.
A fim de reciclar e ajustar os conhecimentos e atitudes dos nossos voluntários junto dos doentes, são efetuadas mensalmente reuniões/ formações com pessoas com conhecimentos na área.


Distribuição de jornais e revistas

O Dia Internacional do Voluntário (5 de Dezembro) é, normalmente, assinalado com uma formação mais alargada em que são convidados voluntários de outras Instituições para uma troca e partilha de ideias e experiências.
No entanto, há que salientar outro grupo de voluntários – os Delegados, que trabalham empenhadamente para a valorização da Instituição, no seio das suas freguesias.
A Liga dispõe também de delegados em Lisboa, que colaboram connosco no apoio aos doentes deslocados, acolhendo-os e orientando-os a vários níveis.
Funcionam como os braços estendidos da Liga no outro lado do Atlântico.


Prestação de cuidados estéticos


Liga e Comunidade

Dar cumprimento ao ponto nº 4 dos estatutos da Liga tem sido uma constante preocupação dos dirigentes desta Instituição.
Assim, para estimular a comunidade a colaborar de modo a promover a melhoria do bem-estar do utente, bem como a sua promoção social tem-se levado a cabo diversos eventos tais como: angariações de fundos, colóquios com personalidades de grande competência na área da saúde e da solidariedade, a fim de educar a população em geral para o assunto em causa.