A Liga dos Amigos do Hospital de Angra do Heroísmo, agora Liga dos Amigos dos Doentes dos Açores, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, de direito privado e de âmbito de ação regional.
Foi fundada a 26 de Agosto de 1996, por alguém que sentiu na pele o que é estar doente longe dos seus familiares, dos seus amigos e da sua terra.
A Liga, muito rapidamente, foi considerada, por Despacho do Diretor Regional da Segurança Social, a 18 de Fevereiro de 1997, Instituição Particular de Solidariedade Social.
Consciente da enorme lista de espera para cirurgia, nos três hospitais dos Açores, a Liga resolve criar alternativas aos doentes. Assim providenciou a abertura de um consultório. De seguida convida-se médicos, não só das ilhas mas também especialistas de renome no continente, para virem fazer consultas cá.
Este projeto teve início em 2009 e encontra-se em pleno funcionamento nesta data.
Apesar de uma melhoria significativa das condições de deslocação para os doentes, designadamente, o aumento dos subsídios diários, a criação do apoio complementar e a abertura de espaços de alojamento gratuitos, continuam a bater à porta desta Instituição a solicitar o apoio de diversa ordem.
O nosso apoio chega aos doentes internados através de ofertas de equipamento ao hospital como: um cistoscópio ao serviço de urologia, LCD's e DVD's a varios serviços, cadeirões, telefones sem fios e objetos de decoração para as infermarias, bem como um pequeno mimo a todos os doentes internados nas épocas festivas (Dia Mundial do Doente, Páscoa e Natal).
Sempre que o Serviço Social nos interpela pedindo ajuda para determinados casos a Liga, depois de uma avaliação ajuda conforme as suas possibilidades.
Os voluntários são, com toda a certeza, o pilar desta Instituição. São eles o sustentáculo para a concretização de atividades e ações concretas no dia a dia da Associação.
O nosso grupo de voluntários hospitalares é constituído por 22 elementos do sexo feminino e masculino, que efetuam uma média de 3 245 horas no apoio aos doentes internados através de visitas diárias às enfermarias, distribuição dos jornais diários locais e revistas, apoio nas refeições, prestação de cuidados de estética, apoio às famílias enlutadas na casa mortuária, bem como na receção e prestação de informações e esclarecimentos no nosso balcão no Hospital, aos sócios e público em geral.
O trabalho dos voluntários dentro do Hospital ganha outra faceta no Serviço de Urgência, onde 4 voluntárias estabelecem um elo de ligação entre o doente e a família, que na sala de espera, aguarda por uma notícia do seu doente.
Este é um trabalho muito reconhecido e elogiado pelos profissionais de saúde e os utentes que recorrem àquele serviço.
Dar cumprimento ao ponto nº 4 dos estatutos da Liga tem sido uma constante preocupação dos dirigentes desta Instituição.
Assim, para estimular a comunidade a colaborar de modo a promover a melhoria do bem-estar do utente, bem como a sua promoção social tem-se levado a cabo diversos eventos tais como: angariações de fundos, colóquios com personalidades de grande competência na área da saúde e da solidariedade, a fim de educar a população em geral para o assunto em causa.