Breve Resenha Histórica
A LADA - Liga dos Amigos dos Doentes dos Açores, anteriormente designada por Liga dos Amigos do Hospital de Angra do Heroísmo, alteração registada a 20 de Março de 2013, no Cartório Notarial Dr.ª Joana Pinheiro, foi constituída, por escritura pública, a 30 de Agosto de 1996, aquando da doença da sua fundadora, Prof.ª D. Fernanda Trindade, que fora do seu meio local, toma consciência das necessidades e dificuldades, dos medos e angústias que os doentes, desta Região, se deparam quando deslocados no Continente.
Consciente e sensível a esses problemas procura a força de outros que partilham dos mesmos sentimentos, e funda a Associação.
Logo de seguida, é nomeada uma Comissão Instaladora para dar início ao referido projeto de solidariedade.
A primeira Assembleia Geral realiza-se a 31 de março de 1997, ficando como Presidente da Assembleia Geral, o Dr. Mário Parreira de Sousa Lima, a Presidente da Direção, Prof.ª Fernanda Correia Garcia Trindade e o Presidente do Conselho Fiscal, Dr. António Bento Fraga Barcelos.
Seis meses após a sua constituição foi considerada Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, de direito privado e de âmbito de ação regional, por despacho, do Diretor Regional da Segurança Social, a 18 Fevereiro de 1997.
Sendo o principal objetivo apoiar os doentes deslocados, depressa se realizaram acordos com entidades/instituições no Continente, para esse fim. O primeiro a ser assinado foi com a Casa dos Açores do Norte, na cidade do Porto, a 4 de dezembro de 1997, seguindo-se o da Casa Cor-de-Rosa, em Coimbra, a 16 de Janeiro de 1998. Mais tarde, em 2001 com a Liga dos Amigos do Hospital de Ponta Delgada e em 2005, com a Associação de Doentes com Lupus e a Associação Portuguesa Contra a Leucemia.
Em 2010, com o objetivo de proporcionar uma alternativa aos doentes que se encontram nas listas de espera para cirurgia, assinam-se Acordos de Cooperação com a Casa de Saúde na Boavista e Clínica da Mama, na cidade do Porto e o Hospital CUF Infante Santo, em Lisboa.
Proporcionando também a vinda de especialistas, daquelas unidades de saúde, ao consultório da Liga, na sua sede.
Para além dos acordos acima referidos, estabelece-se também acordos com entidades privadas do sector da saúde, na ilha Terceira.
Sendo uma das grandes preocupações - o alojamento dos doentes deslocados, abriu-se um espaço, na cidade de Coimbra, que oferecia condições dignas de alojamento para os doentes encaminhados para aquela cidade. Seguindo-se, em 2004, a abertura da Casa Solidária - Fernanda Trindade, em Angra do Heroísmo, o que levou à assinatura de um Acordo de Cooperação com a Saudaçor.
Outras iniciativas podem ser referidas, como por exemplo, a nível de intervenção da comunidade, organizando colóquios de temáticas sobre saúde, voluntariado e solidariedade, eventos para angariação de fundos, como espetáculos musicais, Almoços Regionais, etc. e inclusive em 2003, o lançamento do livor "Grande Encontro".
O trabalho desenvolvido por esta Instituição foi reconhecido com um Voto de Congratulação, aprovado por unanimidade, pela Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, a 20 de setembro de 2005.
Vinte anos decorridos os órgãos Sociais desta Associação continuam a trabalhar afincadamente neste projeto em prol dos doentes açrianos.